SOIS A SEMENTE

C. Gabarain

sois a estrela que há-de brilhar.
Sois o fermento da terra e o sal,
luz nova no mundo a alastrar.
Vós sois o sol da manhã a nascer,
sois a espiga que há-de crescer.
Vós sois no mundo denúncia do mal,
profetas que vou enviar.

Ide, amigos, pelo mundo, anunciando o amor,
mensageiros da vida, do perdão e da paz.
Sede, amigos, testemunhas da minha ressurreição,
sede minha presença: Eu convosco estarei.

QUEM SOMOS

O Centro Social da Paróquia de S. Sebastião da Pedreira - CSPSSP é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos (IPSS) de cariz religioso.

O CSPSSP tem como exemplo de vida Ana Maria Javouhey, fundadora das Irmãs S. José de Cluny, e que marcou a história vivendo a revolução francesa e em contra corrente evangelizava as crianças e adultos.

Nasceu a 10 de Novembro de 1779 e no dia seguinte, foi batizada. A sua grande preocupação era salvar a dignidade humana, ou seja, “Estra em toda a parte onde à bem a fazer e sofrimento a aliviar.” Grande pioneira da educação, sabia coordenar o saber científico com os valores cristão. Mulher audaz, com uma tenacidade a toda a prova, desafia-nos a viver o seu espírito e ajudar a viver nas pessoas que connosco caminham na aventura no aprender a aprender a saber ser e saber fazer. S. Sebastião também sofreu o martírio porque, como Ana Maria, preocupava-se em evangelizar os povos, pôr o homem de pé, dar-lhe dignidade. ( consultar o Prejeto Educativo)

ONDE ESTAMOS

O Centro Social da Paróquia de São Sebastião da Pedreira situa-se na Rua Tomás Ribeiro, n.º 62 e pertence à freguesia das Avenidas Novas. Esta é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, pertencente à zona centro da capital.

O edifício onde se desenvolvem as respostas sociais de Creche e Pré-Escolar data do séc. XV e faz parte das instalações da fábrica da Igreja da Paróquia de S. Sebastião da Pedreira, inaugurada em 1652.

A igreja identifica-se por uma decoração de estilo barroco, caracterizado pela exaltação da talha dourada e grandes painéis de azulejos que retratam episódios de vida do São Sebastião.

Para além da valência de creche e de pré-escolar, o edifício comporta também uma zona residencial dos elementos da Congregação de S. José de Cluny (fundada por Ana Maria Javouhey a 12 de maio de 1807) afetos à paróquia e à zona de apoio para o desenvolvimento da ação Social.

“Ana Maria Javouhey ouve o chamamento de Deus para anunciar nos cinco continentes o seu amor por todos, sem distinção de raça, religião ou condição social. (…) Nada a impede de agir, sobretudo para promover a dignidade e os direitos de todos os que encontra, particularmente as crianças, os doentes, os pobres, os africanos e os escravos. (…) O carisma e a espiritualidade de Ana Maria Javouhey reavivam os anseios mais profundos do coração e o seu ardor missionário”.


Fonte: http://www.sj-cluny.org/web-port/4_por_amj_cronol.htm
Fonte: http://www.irmas-saojose.org/Ana%20Maria%20Javouhey.htm

A instituição está localizada numa zona privilegiada da cidade de Lisboa, com fácil acesso a meios de transporte, tais como: estação de metropolitano de São Sebastião (linha azul e vermelha), Parque e Picoas (linha amarela); e de paragens de Autocarro da carris nº 727, 726, 730, 736, 738, 744, 746,783.

PROPOSTA EDUCATIVA

É um conjunto de princípios básicos sobre educação que, partindo de um determinado conceito de pessoa, expressa os objetivos educacionais e define o espírito da Escola.

Pretende sintetizar os valores humanísticos e educar para comportamentos que se traduzam no respeito pelo Outro, ou seja, contribuir para uma educação para os valores humano/cristãos e para a cidadania.

A Proposta Educativa deve ser aceite por todos os elementos da Comunidade Educativa, garantido a sua coerência na atuação de todos quantos intervêm no processo educativo.

É elaborada pela Comunidade Educativa, tendo em conta a realidade das pessoas, os meios e as circunstâncias concretas, a situação social, o contexto cultural e o momento histórico atual.

Responsabiliza todos os membros da Comunidade Educativa, garante uma unidade de critérios e conduz a uma política educativa coerente. EDUCAR A VONTADE, O ESFORÇO, A ORDEM, A SINCERIDADE, O DIÁLOGO E A TOLERÂNCIA

Difícil trabalho se apresenta à instituição escolar a educação para os valores, com o conhecimento que temos sobre a indisciplina nas escolas e que cada vez atinge maiores proporções.

Em consequência, a escola como núcleo cada vez mais perto da criança e com maior influência sobre ela, pelo menos na idade mais jovem, deve adotar uma série de critérios educativos que sirvam para a transmissão de um sistema de valores que ajudem na sua formação presente e futura.

LINHAS ORIENTADORAS

Missão

Participando na missão da Igreja Católica, o Centro Social da Paróquia de São Sebastião da Pedreira defende os princípios fundamentais do direito do acesso à educação e à cultura que toda a pessoa tem, no entendimento de que são os pais os primeiros e principais responsáveis pela formação e educação dos seus educandos. Desta forma pretendemos prestar à comunidade um serviço educativo de excelência, contribuindo para formação de cidadãos críticos e conscientes dos seus deveres e direitos, capazes de atuar como agentes de mudança, num ambiente participativo, aberto e integrador, valorizando experiências, saberes e culturas. É nossa missão consciencializar os colaboradores da importância que cada um tem na formação integral das crianças confiadas à Instituição.

Visão

Queremos ser uma Instituição de referência na área da educação de infância, prestando serviços de qualidade, visando o bem-estar de todos numa perspetiva cristã e segundos os valores essenciais para a integração da criança em sociedade.

Valores

A Instituição tem como valores fundamentais o respeito, a solidariedade, a confiança, a igualdade, o amor ao próximo, o rigor, a verdade, a justiça e a interiorização.